Jump to content
×
×
  • Create New...

Três São Uma Multidão!


Natti
 Share

Recommended Posts

Encontrei este texto na Publica do dia 2 de Janeiro e achei que era um óptimo ponto de partida para mais uma boa "conversa". Então, aqui vai:

 

Três são uma multidão

 

Ana pinto da Costa

 

A monogamia é a mais rara e complicada das combinações maritais. Muitos aceitam a poligamia mas não a poliandria.

 

Não tenhamos ilusões, porque não existe a princesa encantada, nem o homem dos nossos sonhos, nem sequer o amor será para sempre. Dito isto, as razões para a existência de uma sociedade onde a lei e a prática especificam que só se pode casar e, colateralmente, ter relações sexuais, com um ou uma parceira - com os resultados óbvios da existência de infidelidade, divórcios e "demais" complicações - são várias. Rios de tinta já correram e continuam a correr sobre o assunto, os estudos de várias vertentes das ciências acumulam-se, mas as conclusões não são definitivas. Toda a gente sabe que não se ama nem se deseja só uma pessoa, portanto, a decisão sobre o número de parceiros amorosos e sexuais que se quer (ou precisa) passa por uma escolha individual com vista àquele objectivo supremo, ser feliz. Agora, como se assume essa decisão, é outra questão.

 

A antropóloga Margaret Mead declarou algures que a monogamia é a mais rara e a mais complicada de todas as combinações maritais humanas. As inclinações evolucionárias de todas as espécies chocam de frente com uma ligação sexual e social única, porque não garante a propagação da espécie nem a qualidade dos descendentes, embora haja vários animais que são monogâmicos.

Os homens procuram o maior número possível de fêmeas - de preferência, as mais atraentes e melhores gestantes - por quem espalhar a sua semente, e por isso se diz que são mais propoensos à poligamia. As mulheres perseguem o macho que lhes dará garantias de melhores genes e segurança em termos de protecção e alimentação durante a criação dos filhos, por isso se diz que são mais propensas a ser monógamas.

 

A história alia a poligamia ao poder económico, base da produtividade sexual, citando os exemplos das primeiras civilizações, como a babilónica, egípsia, asteca, inca, chinesa e indiana, cujos despóticos senhores possuíam centenas de mulheres. A religião divide-se, com o cristianismo a marcar o ocidente a ferro e fogo com a imposição da monogamia - não esqueçamos a parcialidade pela abstinência sexual -, e o Islão a permitir a poligamia em certas circunstâncias - o Corão admite quatro esposas, desde que o homem tenha posses para as sustentar e as trate com equidade.

Mas ninguém permite a poliandria - ou seja, eles podem, elas não. Já a sociologia limita-se a caracterizar a sociedade como um sistema de inter-relações onde os valores e as normas de comportamento tecem a cultura que a caracteriza. E a nossa caracteriza-se por relações maritais monógamas.

Simples, não é?

 

E esta, hein?

E o que se pode dizer a partir daqui? A natureza versus a complexidade do pensamento humano?

Acredito nas leis naturais, portanto, concordo com o que aqui se diz sobre a naturalidade da poligamia... mas, quando o sentimento se mistura, é complicado separar as coisas...

Não é simples, não é nada simples...

 

E vocês, o quen acham?

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Se queres que te diga, sinceramente não sei bem ao certo qual a posição a tomar.

Ainda acredito, e não propriamento deixo de acreditar, que posso encontrar alguém que caminhe comigo. Embora isso seja daqui por uns tempos, espero....

A malta em geral tem a tendencia a querer uma relação ao flirt, pelo que torna dificil a conjugação dos elementos, sexo e sentimento.

Talvez esteja enganado, mas pelo menos na cultura portuguesa é isso que se passa. Cada vez mais é difícil encontrar alguém para uma "one night stand" e há mesmo quem diga que os homens têm tendencia a ser mais romanticos que as mulheres.

Acho que os direitos devem de ser iguais tanto para os homens como para as mulheres, é um facto que a cultura avassaladora cristã que se faz sentir na nossa sociedade tem uma forte influência no que toca ao assunto de relações maritais, mas ainda não tenho experincia suficiente para opinar sobre o assunto.

É sem dúvida muito complicado "partilhar" alguém quando se está apaixonado, eu nunca fui muito amigo dessa ideia. Mas pronto, não excluo a hipotese de isso acontecer e de até mudar a minha opinião em relação a este assunto.

Neste momento preferia apenas não me sentir carente, tarefa dificil nos dias que correm. lol

Esta é minha opinião... ;)

"Atenção em vez de eficiencia, fluxo suave em vez de velocidade"

Link to comment
Share on other sites

Se calhar, deviamos ser livres para escolher... e não ser censurados pela sociedade.

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Se calhar, deviamos ser livres para escolher... e não ser censurados pela sociedade.

assim como em tantas outras coisas nesta sociedade d democracia e liberdade, num é?!? -_-

Não me parece que a nossa mentalidade esteja apta à partilha de pessoas....isto é muito complexo mesmo. A sociedade somos todos nós.

Estavam dispostos a que a vossa companheira tivesse mais alguem além de vôces, ainda que isso a fizesse muito feliz???

R: Só se eu não soubesse.(tou no gozo)

 

Como diz o texto é uma mistura de instintos, sentimentos e racionalidade de que resultam estas diferentes maneiras de estar na vida. E a meu vêr se está instituida na nossa cultura a vida a dois, foi porque o desenrolar normal das situações assim o fez. Por um bem estar geral e tudo dependendo das mentalidades/culturas. O mesmo se aplica nos paises onde a poligamia é aceite das diferentes formas.

 

poligamia, monogamia poliandria? Cada um sabe de si. Acho que todos querem uma vida estavel......dai, desde que consigam viver com as relações que têm de forma estavel e aceite pelos intervenientes. Siga :P

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

É complicado, são muitos sentimentos, impulsos e pessoas à mistura... ao idealizar uma potencial relação, «vejo-a» apenas a 2 (falando no meu caso), mas quem me garante que daqui a uns tempos, não estarei apaixonada por uma 3ª pessoa? Ou eu, ou a outra pessoa claro, direitos iguais... ;) E se estiver, como reagirei? Não sei mesmo, depende do que sentir no momento...

 

Cada caso é um caso, e cada um sabe como se sente melhor... se isso passar por se relacionar com mais do que uma pessoa, desde que haja sinceridade e abertura de espírito, porque não? :P

 

Lá está, não há príncipes encantados, há sim pessoas a cujas maneiras de ser nos ajustamos mais ou menos, e nos sentimos mais ou menos completos... :)

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

fixe fixe era eu ser capaz de ter 1 namorado em cada canto do pais e quem sabe, 1 em cada pais do mundo? era mt porreiro..assim nc me fartava de nenhum!

 

 

 

Aceitam.se candidatos:

 

Requisitos extremamente necessários:

 

- 2 dedos (ou +) de testa;

- mt giros;

- cu mt bom;

- gostar mt de mim e tratar-m cm 1 princesa;

- ter smp vontade de fazer as coisas q m apetecem fazer!....

 

 

etc mas por agr estes chegam!:P

 

 

 

 

 

 

LOLOLOOLOLOLOLOLOLOOLO :wacko: :hammer: :dance::tomato: :weed: :stoned: :Lolol:

 

:wave

Link to comment
Share on other sites

Só vos digo uma coisa...

Tenham muito cuidado com aquilo que desejam e fantasiam...

 

Porque o mais provavel é que um dia acabe por acontecer...

 

e depois olha...

 

...aconteceu.

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

Só vos digo uma coisa...

Tenham muito cuidado com aquilo que desejam e fantasiam...

 

Porque o mais provavel é que um dia acabe por acontecer...

 

e depois olha...

 

...aconteceu.

uuuuuuuuuuuhhhh :unsure::unsure:

 

Tenham medo...tenham muito medo! :P

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

sou a favor é claro, mas a minha opiniao é que ainda nao temos "estofo moral" suficiente para lidar com isso.

e mesmo que eu fosse capaz, é muito dificil arranjares 3 parceiras que tenham a mesma mentalidade que a tua, o que resultaria num constante desiquilibrio.

Daqui a uma ou duas centanas de anos, ou nem tanto, acredito que isso seja uma realidade bem possivel, mas secalhar depois de alcançarmos esse patamar talvez achemos desnecessario ter 2 ou mais mulheres. pra que? para te experenciares sexualmente?

 

gulosice..

 

como diz o povo: "é ter mais olhos que barriga" :P

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

Mais do que o lado sexual da coisa, o que me mete confuao é a questao sentimental...

 

E quando o amor é tao grande que nao pode ser apenas dado a uma pessoa? Quando sentes que amas varias pessoas, e tem obrigatoriamente de escolher uma e apenas uma?

 

O senso comum vai contra o instinto humano... quantas discussoes em ja todos tivemos, apenas porque somos humanos e nos sentimos atraidos por outras pessoas!

 

Tento mentalizar-me que o meu amor tem de ser canalizado apenas para uma so pessoa, até porque ela o merece... mas custa-me saber que o meu amor tem de ser "controlado", que embora por vezes me apeteça fazer e dar mais a outras pessoas, esse amor tem de se resumir a certas palavras ou actos, e nao em manifestações fisicas (ha beijos que valem por mil palavras), pois sao interpretadas como um sinal de infidelidade (que raio de palavra)!!

 

É uma questão complicada....

»Semente EspectUral Amarela«

Link to comment
Share on other sites

Mais do que o lado sexual da coisa, o que me mete confuao é a questao sentimental...

claro que sim, mas o que eu quis dizer foi que ninguem se vai meter numa cena dessas para pôr à prova o seu quociente emocional.

eles/as querem é fruta fresca!! :Lolol:

 

 

 

 

 

ok, fui um bocado parcial -_-

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

lol.. claro Brunolas! Percebo o que queres dizer...

 

Em certas tribos, onde a noção de "posse" e "ego" ainda estão por desenvolver, a problematica dos casais não é problema, ate porque ninguem se considera dono de niguem! O teu filho nem sequer é "teu", é de todos...

 

Podes escolher estar com uma pessoa, mas se ela quiser estar com mais alguem,nao é levantado nenhum entrave!

 

O amor é livre, nao é um sentimento apenas partilhado por duas pessoas!

 

O acto sexual é a dois (mais é sinal de taradice :P )! Mas acho que teimamos em confundir desejo sexual com amor, ou entao fazemos os dois caminharem lado a lado, embora eu ache que um nada tem a ver com outro! Talvez a relação sexual ajude como manifestação de amor, também, mas podes amar sem nunca ter sexo, e podes ter sexo sem nunca amar!

 

Agora, se amas alguem, e se esse alguem te ama, escolhes-o(a) como parceiro(a)! São livres de demonstrar o vosso amor um pelo outro com base em relações sexuais, porque o senso comum assim o diz! Mas se por acaso amares outra pessoa (nao acredito que o amor é exclusivo), já não o irás fazer, porque o senso comum te diz que isso é infidelidade, as pessoas magoam-se devido à "traição", etc! É esta palavra "traição" que me mete confusao...

 

Eu tb a sinto, pois fui educado para a sentir, mas sei que num outro país, numa outra cultura, pensaria e viveria de maneira diferente!

 

É como disse.. é uma questão complexa e complicada!

 

Por agora (e em principio para sempre), escolhi dedicar o meu amor a uma so pessoa!.. Mas só porque acho que ela merece... e eu também :wub:

 

A luta é conter os impulsos :P

 

abraços

Psilocibino

»Semente EspectUral Amarela«

Link to comment
Share on other sites

hum...tssc, tssc <_< ..." mais olhos k barriga..."

http://zallux.hi5.com

============================U

==========================N

=========================i

==========================T

=========================Y

"...ZION TRAIN IS BURNING STREETS..."

MENOG'S Web Page online now

Link to comment
Share on other sites

O amor é sempre uma guerra contra toda uma quantidade de formas de confusão mental e emocional, como tal uma relação a 3 basear-se-ía da mesma forma que uma relação a dois, ou seja tem de haver respeito, admiração, amor e fidelidade naturalmente.

É dificil, mas não impossível, tudo depende do que façam e como demonstrem amor. Depende do timing ou melhor de circunstâncias muito variaveis...

resumindo e baralhando é bué complicado, especialmente se nesses 3 haja previamente uma relação forte a 2, sejam 2 homens, 2 mulheres ou homem e mulher...

 

Essa história de sermos preconceituosos em relação à "posse" de alguém é natural e até saudavel (nem sempre claro).

Não estou muito convencido que a nossa mentalidade coletiva melhore em relação a temas como o amor, o respeito etc.

Acho que a tendência (pelo menos num futuro próximo) é inversa, sexo a aumentar em quantidade e a baixar de qualidade.

Mas acredito que algumas pessoas tenham genuinamente a capacidade de dár amor a 2 pessoas...mas para que resulte é precisso que os 3 o possam fazer...tal qual numa relação a dois!

 

Boa sorte e ORGANIZEM-SE!!!

 

 

:lol:

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...

O sentimento de posse é, no fundo, o que desvirtua e contamina uma coisa que eu considero ser normal. Ninguém é de ninguém! E lá por amar uma pessoa e ter uma relação com ela não quer dizer que ela seja minha... afinal, o que é isso? Amo-a mais por fechá-la a 7 chaves e não permitir que ela ame outras pessoas? Ou ela a mim?

 

Se formos olhar para a natureza e para os outros animais, são muito poucas as especies que têm relacionamentos de exclusividade com um(a) só parceiro(a)... e no que respeita ao animal 'ser humano', quantas serão as relações genuinamente monogâmicas?

 

O que será melhor: reprimir desejos e vontades supostamente em nome do amor (o que pode vir a provocar consequências muito indesejáveis) ou viver o amor livremente?

 

Será que por amar uma pessoa não posso amar mais ninguém?

 

Não será a confiança a chave do sucesso das relações (sejam elas mono ou poligâmicas)?

 

E o ciúme, qual é o seu papel no meio disto tudo?

 

Estas são as questões que todos os dias tento responder através da minha vivência... e, felizmente, lá vou obtendo umas respostas, as minhas respostas! :)

 

Mas acredito que algumas pessoas tenham genuinamente a capacidade de dar amor a 2 pessoas...mas para que resulte é precisso que os 3 o possam fazer...tal qual numa relação a dois!

 

Elas andam aí, andam! :blush:

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Será que por amar uma pessoa não posso amar mais ninguém?

Esta é uma pergunta que já me fiz muitas vezes em diferentes alturas da minha vida.

Nas coisas do amor não há grandes certezas portanto farei mais perguntas para tentar explicar o que sinto sobre isto:

 

Será que ao amar uma pessoa só não se amará mais profundamente?

Será que ao amar mais profundamente não se conhecerá melhor a humanidade num todo?

Será que amar várias pessoas não é uma fuga a um compromisso?

Será que amar só uma pessoa não será uma defesa contra alguma insegurança?

O ciume não será uma forma de "voyerismo" ás nossas próprias inseguranças?

E as nossas inseguranças não serão o que nos leva ao Amor?

E não são elas mesmas as que também nos afastam dele?

Não estará o conceito de "amar" demasiado associado ao conceito de fidelidade e exclusividade sexual?

Será possível 3 ou mais pessoas amarem-se profundamente, sabendo que entre duas já é f***** como o C******?

Não será o "amar" somente uma decisão consciente de como decidimos que ele deve ser, e como tal algo transformativo e mutante?

Será necessário satisfazer todas as nossas fantasias?

Ou serão as nossas fantasias necessárias somente como fantasias?

E se souberes que tens a capacidade de amar mais do que uma pessoa sabendo que esta "capacidade" não é recíproca em relação a uma das pessoas, deixas de acreditar no "amar" que conheces ou abdicas do amor que sentes por estas pessoas e partes á procura de outros?

Haverá amor quando não há intimidade?

E amar será "realmente" algo real?

Será possível amar alguém atravez da masturbação?

E o amor não será somente a harmonia das coisas?

Não será o amor mais um rebuscado subterfugio criado pela consciência?

E se as galinhas se extinguirem como faço uma omelete?

 

:scotty:

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

Será que ao amar uma pessoa só não se amará mais profundamente?

Não estará o conceito de "amar" demasiado associado ao conceito de fidelidade e exclusividade sexual?

Não será o "amar" somente uma decisão consciente de como decidimos que ele deve ser, e como tal algo transformativo e mutante?

E amar será "realmente" algo real?

E o amor não será somente a harmonia das coisas?

Não será o amor mais um rebuscado subterfugio criado pela consciência?

Especialmente estas também me surgem na mente... é complicado, sem qualquer sombra de dúvida, mas nestas coisas do amor, será que temos mesmo que encontrar respostas ou estamos apenas preparados para nos entregarmos ao momento, um momento de cada vez?

 

Certezas, apenas a de que Amo profundamente mais do que uma pessoa neste momento da minha vida! Quanto ao resto, just let it flow...

 

:rolleyes:

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

assim meio a brincar digo: desde que não me pisem..tá tudo bem.

 

afinal de contas quem pode ...pode

e quem não pode..vai pensando nisso..

 

Essa encaixou de certeza em muita gente :lol: !

 

Menos em mim, claro, que eu sou uma menina decente.. :lalala:

"Seja como a fonte que transborda e não como o tanque que contém sempre a mesma água"

Link to comment
Share on other sites

Muito bem dito ehehe

 

No entanto esta sociedade não está preparada para aceitar isso... e quer se queira/goste quer não vivemos numa sociedade...

 

Agora se saires da sociedade...

Se fores para um ermo com 5 brasileiras, 3 ucranianas, 8 cabo verdianas e 6 suecas ninguem te chateia hehe B)

 

 

E caso chateiem ainda podes tentar convencer-los que és treinador de futebol feminino :gap:

"Aprende como se fosses viver para sempre. Vive como se fosses morrer amanhã."

(Gandhi)

 

"Devemos deixar a nossa marca na vida enquanto podemos, para que não se feche atrás de nós sem um sinal da nossa passagem."

(Karen Blixen)

 

Have FUN!

 

FUNFriends

(funfriends3r@gmail.com)

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!