Jump to content
×
×
  • Create New...

espécies em vias de extinção em portugal


Sílvia Floresta
 Share

Recommended Posts

Os animais em vias de extinção são:

 

O cachalote (Açores)

 

O pombo-trocaz (Madeira)

 

O lince (serra da Malcata)

 

O Lobo Ibérico (Norte da Península Ibérica)

 

A águia real (Noroeste de Portugal)

 

 

O Cachalote

baleia_dan2.jpg

 

Physeter macrocephalus

Características principais: O maior cetáceo com dentes, é distinto, e difícil de ser

confundido com outras espécies. A principal característica do cachalote é a sua cabeça

grande rectangular, que corresponde até 40% do seu comprimento total. A sua coloração

é escura e uniforme, indo do cinza ao marrom. A pele do cachalote é enrugada,

principalmente na parte posterior do corpo.

Tamanho: Os filhotes nascem com 3,5 a 4 metros. Fêmeas adultas atingem 12 metros e os machos 18 m.

Peso: O peso médio do macho é de cerca de 45 toneladas, e o da fêmea 20 toneadas.

Gestação e cria: Aproximadamente onze meses. Nasce apenas uma cria, pesando cerca de 1 tonelada.

Alimentação: Variedade de peixes, lulas e polvos.

Distribuição: Desde os trópicos até às bordas dos packice em ambos os hemisférios,porém apenas os

Machos se aventuram a atingir as porções extremas do norte e sul de sua distribuição.

Ameaças: Por causa dos seus caros produtos, como o espermacete e o âmbar-gris, o cachalote tem uma das

mais antigas e contínuas histórias de exploração entre os cetáceos. As redes de deriva de alto mar, são outro

problema para o cachalote, que acidentalmente se emalham nestas redes.

 

 

O Lince

lince%20iberico.JPG

Nome cientifico: Linx pardino

 

Família: Felídios

 

Principais características: Mamífero carnívoro da família dos felídeos que possui agudeza de visão e um pincel de pelos longos em cada pavilhão auricular, representado na península ibérica, é também conhecido por lobo-cerval e gato-bravo.

 

Habitat: Presentemente é possível encontrar o Lince na península Ibérica, designadamente nas áreas abaixo assinaladas:

250px-Mapa_distribuicao_lynx_pardinus_defasado.png

Alimentação: O Lince Ibérico come coelho europeu (Oryctolagus cuniculus) quase exclusivamente (93% da caça por peso durante o verão), precisando cerca de um coelho por dia para satisfazer os seus requerimentos de energia.

 

Havendo falta de coelho, o Lynx pardinus caça e come veado jovem, mouflon, pato e outras aves, peixe e, possivelmente, raposas.

lince04.jpg

Comportamento: O Lince Ibérico é sobretudo nocturno e caça ao primeiro sinal da aurora. É bom trepador e pode atravessar a nado longos cursos de água. Percorre em média 7 kms diários.

 

Tem uma visão extremamente aguda e persegue a sua presa ao longo de grandes distâncias. Geralmente é um animal solitário mas já foi observado a caçar em grupos. A presa é geralmente levada a uma distância considerável antes de ser comida, sendo os restos enterrados. Utiliza uma variedade de locais para reprodução e criação, incluindo cavidades debaixo de matagal espinhoso (onde constrói ninhos de relva e varinha), tocas, árvores ocas e até ninhos velhos de cegonha.

 

É uma espécie extremamente especialista, a nível trófico e de habitat. Alimenta-se quase exclusivamente de coelho-bravo e ocorre em zonas de bosque e matagais espessos onde a presença humana seja praticamente nula, nomeadamente nos bosques mediterrâneos autóctones existentes no Centro e Sul da Península, constituídos por azinheira, sobreiro e medronheiro.

 

A sua escassez associada ao seu comportamento solitário, extremamente tímido e elusivo, torna a sua observação, e mesmo a detecção da sua ocorrência, bastante difícil. Consequentemente, a sua existência numa determinada região pode passar completamente despercebida e desconhecida, mesmo para as pessoas que aí vivam uma vida inteira.

 

A progressiva extinção do lince: Como se pode observar no mapa abaixo, o Lince tem vindo a desaparecer em grande numero, pelo que se não forem urgentemente tomadas medidas adequadas, o Lince, poderá vir a desaparecer.

 

 

o lobo iberico

 

loboiberico37ix.jpg

 

Espécies de Lobo: Existem duas espécies de lobo, o lobo cinzento, designado por Canis lupus e o lobo vermelho, chamado Canis rufus.

O lobo vermelho encontra-se infelizmente extinto no seu estado selvagem, estando actualmente a efectuar-se estudos que permitam a sua reintrodução, com base em casais mantidos em cativeiro em instituições científicas. O lobo cinzento é pois o único que ainda podemos encontrar em liberdade em diversas regiões do mundo. Precisamente porque se distribui por diferentes zonas, evoluiu conforme as características das regiões onde vive, originando um grande número de subespécies. Foram descritas 32 subespécies de lobo cinzento, mas muitas destas estão já extintas, isto é, desapareceram, devido à acção destruidora do Homem, e nunca mais se poderão observar.

Actualmente, na maior parte da área por que se distribui, o lobo habita apenas as regiões mais abruptas e recôndidas. Uma das subespécies do lobo cinzento que ainda sobrevive, se bem que em número reduzido, encontra-se na Península Ibérica e designa-se cientificamente por Canis lupus signatus.

O habitat: Para viver, um lobo necessita de uma certa área de terreno, onde encontra alimento e abrigo. O tamanho do território de um lobo depende da quantidade de presas disponível, do número de animais que integram a alcateia e dos hábitos das presas: os caribús, por exemplo, migram percorrendo vastas distâncias, entre o Verão e o Inverno, à procura de alimento; os lobos têm de os seguir. No Árctico, o território de uma alcateia pode atingir os 5000 km², enquanto que nos países do Sul por vezes não atinge os 50 km².

Como forma de marcação das fronteiras do seu território, os lobos utilizam a urina e os dejectos, chegando a efectuar marcações a cada 300 metros. Estes sinais odoríficos, que se encontram geralmente em cima de pedras ou tufos de ervas nas bermas de caminhos, funcionam como forma de aviso a outras alcateias ou lobos isolados de que aquele território se encontra ocupado. Também marcam caminhos e encruzilhadas dentro do seu próprio território, de modo a que qualquer membro da alcateia saiba sempre onde está e, provavelmente, saiba ainda quem foi o último a passar, a sua idade e sexo. Para além destes sinais, utilizam ainda o uivo para marcar a sua presença no interior do território.

Cada lobo conhece bem o seu território: os caminhos, os refúgios, as fontes de água e os locais onde encontrar alimento. Um território tão vasto necessita de ser defendido; assim, torna-se necessário percorrê-lo frequentemente e renovar as marcas territoriais. Por vezes, na procura de alimento, os lobos cobrem grandes distâncias. São infatigáveis caminhantes, chegando a percorrer dezenas de quilómetros por dia.

o_lobo2.jpg

O que comem os lobos: O lobo é um carnívoro, um animal que se alimenta de carne. Antigamente consumia grandes herbívoros, dos quais retirava a energia necessária para sobreviver. Hoje, na ausência destes animais e na luta pela sobrevivência, o lobo habituou-se a consumir uma grande variedade de alimentos e adaptou a sua estrutura social às necessidades da captura de diferentes tipos de presa.

Nas regiões norte da sua área de distribuição, os lobos alimentam-se de alces, caribús ou renas, principalmente no Inverno, e no Verão também de lebres e roedores. Nas áreas mais a Sul, predam cervídeos - veados e corços - castores, lebres, coelhos e também roedores. Nas regiões onde o Homem destruiu as presas naturais do lobo, este alimenta-se principalmente de animais domésticos: cavalos, vacas, ovelhas, cabras e cães, mas isto porque foram as únicas presas que o Homem lhe deixou.

Da dieta alimentar deste predador fazem também parte produtos vegetais, pois ingerem erva, tal como o cão, amoras e figos. Na Europa do Sul, os lobos chegam mesmo a entrar nas aldeias durante a noite, para procurarem alimento nas lixeiras. Basicamente, contudo, são os ungulados - animais com cascos - que constituem a base da sua alimentação. Como é evidente, os lobos também necessitam de água e gostam mesmo de tomar banho. Em algumas zonas da sua área de distribuição são até hábeis pescadores!

 

 

 

Como caçam os lobos: Caçar herbívoros é uma tarefa que se torna difícil para um lobo só. Encontrar, seguir e capturar tais presas, implica uma acção de conjunto. Capturar uma presa exige várias tentativas e muitas destas falham. Em geral, apenas de 7 a 10 tentativas, de entre 100, são bem sucedidas. Toda esta estratégia é parte de um plano da natureza, porque os lobos conseguem o mínimo suficiente para sobreviver e, simultaneamente, eliminam as presas mais fracas, mantendo a «saúde» da população das espécies presa, pois os indivíduos capturados são, na maioria, os doentes e os mais velhos. Os indivíduos saudáveis quase sempre conseguem fugir.

Para caçar tais animais, são necessárias muita sagacidade e perseverança. É preciso saber onde procurar a presa, ter a habilidade de a seguir, afastar da manada e conduzir para o local onde será capturada. Durante este processo, os lobos são por vezes feridos ou mesmo mortos, pois as presas defendem-se utilizando as armações e escoiceando. Há notícia de casos de lobos encontrados mortos com os crânios parcialmente destruídos e o tórax perfurado.

Tudo isto significa que na sociedade lupina - a alcateia - cada indivíduo tem uma função resultante das suas capacidades, sendo necessária uma estreita colaboração entre todos. A viabilidade de um predador deste porte reside no trabalho de conjunto, não havendo lugar para o egoísmo individual!

Apanhar presas de menor porte não exige evidentemente grandes alcateias e, por outro lado, animais demasiado pequenos não fornecem alimento a grandes alcateias. Nas áreas em que o Homem impediu a existência de alcateias, ou em que o número de indivíduos diminuiu drasticamente, os lobos alimentam-se sobretudo de presas de pequeno porte e de animais domésticos. Estes tornam-se presas fáceis, muitas das vezes por descuido dos pastores.

 

 

 

Como comunicam os Lobos: Para comunicar utilizam sinais: movimentos e atitudes corporais, olhares, cheiros e sons tais como ladridos rugidos e uivos. O seu sentido do olfacto é muito desenvolvido e um cheiro significa muito mais para eles do que para nós.

Através da maneira como utiliza a cauda, um lobo mostra as suas intenções pela maneira como apresenta o focinho, as orelhas e a cauda e até pelos pêlos do dorso. E, evidentemente, os lobos uivam! Fazem-no, por exemplo, para informar os companheiros sobre a sua posição, para reunir os membros da alcateia, para chamar os lobitos, em ocasiões particulares como as que precedem uma caçada, ou simplesmente por prazer e para consolidarem os laços que os unem.

 

 

 

Quando e como procriam os Lobos: Geralmente os lobos acasalam para toda a vida e usualmente, numa alcateia, apenas dois lobos acasalam - «o par alfa» -, sendo eles que conduzem a vida da alcateia devido às suas qualidades de força, inteligência e desenvoltura. Este par não permite que outros lobos da alcateia procriem, constituindo-se como uma espécie de controladores de nascimentos. Os lobos acasalam apenas uma vez por ano, durante o Inverno, sendo o período de gestação de 63 dias, tal como o dos cães. Durante este período a fêmea prepara a toca onde irão ocorrer os nascimentos; pode ser uma gruta nas rochas, uma cova na terra debaixo de arbustos ou árvores derrubadas, ou o covil de uma raposa depois de alargado.

Por via de regra toda a alcateia prepara esta toca, bem como outras alternativas para o caso da primeira ser descoberta e a ninhada correr perigo. Uma ninhada é constituída por 4 a 7 lobitos, que nascem cegos e totalmente dependentes da loba-mãe. As ninhadas variam consoante a condição fisiológica da mãe, a qual, por sua vez, depende da disponibilidade de alimento. O número de lobitos por ninhada adapta-se às necessidades da alcateia e às condições prevalecentes no local e na época em questão.

Inicialmente ao lobo-macho não lhe é permitido entrar na toca, sendo a sua tarefa a de fornecer alimento que caça, transporta e enterra num esconderijo perto. A loba-mãe apenas sai para caçar quando escasseia o alimento, ficando então os lobitos sozinhos e desprotegidos. Podem perder-se, se se afastam demasiado da toca, e serem mortos por predadores ou inclusivamente pelo próprio Homem que, ao tomar conhecimento da existência de uma ninhada desprotegida, a destrói de imediato. Situações destas são muito comuns em Portugal e Espanha.

Os lobitos começam a sair da toca com cerca de um mês de idade e percorrem os terrenos que a circundam. Passam muito tempo a brincar juntos ou com os pais, muito pacientes, desenvolvendo as aptidões de que necessitarão quando forem adultos. Também evidenciam, já nesta idade, qualidades individuais de liderança, coragem e perícia. É a partir daí que se estabelecem os laços que irão unir os diferentes membros da alcateia e os lugares que cada um irá ocupar na hierarquia social.

Quando já capazes de seguir os pais em caminhadas, abandonam a toca e são levados para um novo local («rendez-vous site»), onde se inicia uma nova fase de aprendizagem: qual o melhor tipo de alimento, onde se encontra e como consegui-lo. Durante o primeiro ano de vida, os lobos ficam geralmente com a alcateia. Mas após o primeiro Inverno - que é sempre um período duro para os juvenis - e consoante a quantidade de alimento disponível na área habitada, têm por vezes que abandonar a alcateia e procurar o seu próprio modo de vida. Vivem assim isolados até estabelecerem o seu território, numa área com potencialidades alimentares e não ocupada por outro lobo ou alcateia; só então procuram um companheiro e constituem a sua própria família.

Se na área ocupada pelos respectivos progenitores abundarem alimentos, permanecem todos juntos, aumentando o número de indivíduos da alcateia.

lobos-custom;size:150,176.jpg

Como evitar a extinção do lobo: Hoje, para sobreviver, o lobo depende do Homem, isto é, de todos nós. Pode ser salvo da extinção em quase todas as áreas onde ainda existe, mas só se o Homem o ajudar. Isto implica que as pessoas sejam informadas sobre a verdadeira natureza deste nobre carnívoro, sobre o seu lugar no mundo natural e sobre as suas necessidades. Implica também que aqueles que ainda sofrem a acção predadora dos lobos, como os pastores, devam ser ajudados a proteger os seus rebanhos e, se necessário, sejam indemnizados pelos prejuízos.

Finalmente, devem ser criadas leis racionais para controlar os caçadores e pôr fim à caça furtiva aos lobos e à utilização de métodos bárbaros, como as armadilhas e o veneno. Afinal todos nós dependemos do mundo natural e precisamos preservar a vida selvagem tanto quanto possível, não apenas porque é bela em si, mas também porque fazemos parte integrante dela e ao destruí-la estamos a destruir-nos a nós próprios!

O lobo é uma das espécies selvagens mais perfeitas e evoluídas que até agora apareceram na Terra. A sua extinção seria uma perda irreparável!

 

O que podemos nós fazer pelo lobo:

 

Aprender tanto quanto possível sobre o lobo e o seu habitat;

Divulgar aos outros tudo o que sabe e aprendeu;

Corrigir os que divulgam informações falsas;

Apoiar a acção dos grupos que se preocupam com a conservação do lobo (actualmente existentes em quase todos os países onde ainda existem populações de lobos);

Participar nos trabalhos-de-campo e de pesquisa a decorrer no seu país: tem interesse, é instrutivo, é divertido e ajuda.

 

O futuro dos lobos está nas mãos de todos nós

 

 

 

A Águia-Real

golden01.JPG

Macho 75 cm, Fêmea 90 cm.

 

Não há ave que se possa comparar em majestuosidade da Águia Real. Esta enorme ave de rapina voa sobre os cumes montanhosos, abrindo as asas de uma envergadura de mais de dois metros, enquanto esquadrinha o céu e a terra em busca da sua presa.

 

De repente lança-se sobre a vítima a uma velocidade de 150 quilómetros por hora e cai para apresar uma lebre, perdiz ou coelho.

 

Ocasionalmente as águias capturam cordeiros, embora normalmente só os que estão fracos por falta de alimento.

 

Comem também carne putrefacta.

 

Habitat

As Águias Reais constituem um casal para toda a vida e têm normalmente dois ou três pontos concretos de nidificação que escolhes entre si.

 

Estes locais estão situados a diferentes alturas, variando de distância uns dos outros, que por vezes pode ser mínima, às vezes só uns 20 metros.

 

Frequentemente utilizam estes pontos em rotação.

 

O ninho escolhido, um grande monte de ramos colocadas saliente ou no alto da montanha, ou muito raras vezes uma árvore, vai aumentando de tamanho ao passar dos anos.

 

Reparam-no e melhoram-no antes da época de procriação e enfeitam-no com vegetação fresca.

 

Á medida que vão crescendo os filhotes o ninho vai-se cobrindo de um depósito de ossos e restos de alimento levado pelos pais.

Identificação

Corpo quase uniformemente escuro, com matiz dourada na cabeça

Bico recurvado, grosso e poderoso.

Asas excepcionalmente longas

A fêmea é maior que o macho.

Nidificação:

Ambos os sexos constróem ou reparam os ninhos em Novembro ou Dezembro.

Postura em Março ou Abril, normalmente de dois ovos brancos, com frequência com manchas pardo-avermelhadas.

Incubação de cerca de 50 dias, principalmente feita pela fêmea.

As crias, alimentadas por ambos os pais, deixam o ninho cerca das 12 semanas.

Alimentação

Lebres, coelhos, perdizes, cordeiros ( raramente ) e carne em decomposição.

 

 

O Pombo-trocaz

050703aa_NH.jpg

 

Introdução

 

Ao nível da Macaronésia, área biogeográfica constituída pelos arquipélagos dos Açores, da Madeira, das Canárias e de Cabo Verde, este grupo de aves está representado por vários endemismos ao nível específico e subespecífico. Assumem destaque os pombos endémicos do arquipélago da Madeira e do arquipélago das Canárias. Neste último existem duas espécies, Columba bollii e Columba junoniae, enquanto na Madeira ocorre uma terceira, o Pombo-trocaz, Columba trocaz.

A conservação destas três espécies enfrenta alguns problemas, alguns dos quais são inerentes à sua condição insular. A redução drástica das áreas florestais onde ocorrem e, mais recentemente, a introdução de espécies de aves exóticas, especialmente marcante no caso das espécies canárias (Hernández et al, 1999), afectou seriamente estes columbídeos. No caso do Pombo-trocaz, as pressões assumem outros contornos. O objectivo deste artigo é dar a conhecer alguns dos principais problemas enfrentados por esta espécie, assim como também alguns aspectos da sua ecologia e biologia.

 

Distribuição e Estatuto de Conservação

O Pombo-trocaz está restrito à ilha da Madeira, apesar de evidências fósseis sugerirem que a sua distribuição fosse mais alargada, incluindo a ilha do Porto Santo (Pieper, 1985). Hoje em dia está presente ao longo de toda a floresta laurissilva, seu habitat natural. No entanto, esta floresta está reduzida a 20% da sua distribuição original, pelo que é legítimo inferir que o mesmo tenha acontecido à área de ocorrência do Pombo-trocaz na ilha da Madeira.

Apesar de ainda estar considerado como espécie “vulnerável - dependente da conservação” (Oliveira et al, 1999), o Pombo-trocaz apresenta um estatuto de conservação favorável. Um censo efectuado em 1995 aponta para um efectivo populacional na ordem dos 10300 indivíduos, com um intervalo de confiança mínimo na ordem dos 5900 indivíduos (Oliveira et al, in press). Este trabalho, que faz parte de um esquema de monitorização criado em 1986 (Jones, 1990), mostrou que a tendência populacional é positiva, ao longo de toda a área de distribuição da espécie. Um aspecto verificado é que existe uma relação inversa entre as taxas de crescimento e as densidades relativas encontradas nos diferentes transectos efectuados em 1986. Este aspecto evidencia o facto de que a população está a aumentar duma forma mais acentuada nos locais onde apresentava densidades mais baixas. Um novo censo terá lugar em Agosto de 1999.

 

habitat

 

O habitat do Pombo-trocaz é a floresta laurissilva, que, em tempos remotos, já ocupou grandes áreas do continente europeu e que pode ser considerada como um fóssil vivo. Hoje está restrita aos arquipélagos da Macaronésia, estando particularmente bem conservada na ilha da Madeira. Neste tipo de floresta, as árvores mais abundantes são o loureiro Laurus azorica, seguido pelo til Ocotea foetens e pela faia Myrica faya. Contudo, do ponto de vista da dominância, isto é, a área coberta pela copa de cada espécie (parâmetro mais relevante para a avifauna), o til surge em primeiro lugar (70% da dominância) seguido pelo loureiro e pela faia (Neves et al, 1996).

 

3.2. Uso do Habitat e Dieta

 

O Pombo-trocaz ocupa diferentes áreas da floresta ao longo do ano, apresentando movimentos aparentemente bastante amplos (Oliveira & Jones, 1995). Do ponto de vista estrutural as árvores são usadas preferencialmente ao longo do ano. Contudo, o uso dos estratos arbustivo e herbáceo assume também algum destaque. A procura destes estratos, principalmente do herbáceo, assume particular relevo durante a segunda metade da Primavera e o princípio do Verão (Menezes, 1997) quando a disponibilidade total de baga na floresta atinge os seus valores anuais mínimos. Esta mudança sazonal da utilização do habitat demonstra a importância da baga como fonte alimentar para estas aves. O facto do estrato herbáceo ser usado ao longo de todo o ano, mesmo quando existe elevada disponibilidade de baga, sugere que este não é só uma fonte alimentar alternativa, como também um complemento à dieta do Pombo-trocaz. Refira-se que um estudo, ainda em curso, sobre a dieta desta espécie, através da análise microscópica de excrementos, permitiu identificar, até ao momento, um elevado número de plantas herbáceas que são consumidas regularmente (Oliveira & Nogales, com. pess.). No que diz respeito ao uso do estrato arbóreo, o til é a espécie preferida ao longo de todo o ano. Isto fica a dever-se fundamentalmente ao facto desta espécie apresentar maior homogeneidade e disponibilidade anual de baga. Desta forma o til assume-se como a espécie arbórea chave para o Pombo-trocaz.

 

Reprodução

 

Este é provavelmente o aspecto menos conhecido da ecologia e biologia do Pombo-trocaz. Existem referências de ninhos encontrados em todos os meses do ano, excepto Janeiro, Março, Junho e Dezembro (Bernstrom, 1951). O tamanho da postura é geralmente de um ovo (Bannerman & Bannerman, 1965), havendo grande probabilidade de ser posto um segundo ovo no caso do primeiro se perder (Zino & Zino, 1986). Não há qualquer informação sobre o número de posturas anuais, mas Zino & Biscoito (1993) propõem que existe uma relação directa entre a reprodução e abundância de baga na floresta. Os ninhos são construídos em árvores, muitas vezes localizadas em zonas de difícil acesso e também em buracos e pequenas lajes existentes em penhascos e encostas muito íngremes.

 

Ameaças e Medidas de Gestão

 

No passado, o Pombo-trocaz foi bastante afectado pela destruição do seu habitat. Hoje em dia esta é uma ameaça que já não se coloca, pelo facto de toda a área coberta pela Laurissilva ter o estatuto de Reserva Natural Integral ou Parcial, sob a jurisdição do Parque Natural da Madeira (Oliveira & Heredia, 1996). Outra ameaça histórica dizia respeito à pressão de caça legal que lhe era dirigida até 1989, data a partir da qual a espécie passou a gozar de um estatuto de protecção integral.

Actualmente, a principal ameaça está relacionada com o facto do Pombo-trocaz causar extensos estragos nos campos agrícolas localizados na periferia da floresta. O produto mais procurado pelo pombo é a couve, que é plantada na ilha da Madeira duma forma intensa ao longo de praticamente todas as áreas agrícolas. Por consequência, o Pombo-trocaz é uma ave impopular, perseguida e abatida ilegalmente. Por outro lado, o descontentamento das populações rurais leva a que se criem fortes pressões sobre as entidades responsáveis, de forma a que a caça ao pombo seja aberta. Outro resultado deste descontentamento é a resistência que estas populações colocam à implementação de qualquer acção dinamizada pelo Parque Natural da Madeira.

Sendo assim, e como forma de ultrapassar este problema, foi lançado um programa que, por um lado, investiga a aplicação de diferentes métodos de protecção das culturas e, por outro, estuda os factores que condicionam o uso dos campos agrícolas.

Relativamente aos métodos usados para afugentar as aves, após 5 anos de experiências, verificou-se que o mais eficaz são os “canhões espanta-pássaros” a gás. Estes, quando usados seguindo algumas normas de utilização comprovadas no terreno, apresentam resultados próximos dos 100% de sucesso. O grande factor que limita a implementação em massa destes métodos prende-se com a não cooperação dos agricultores, fundamentalmente daqueles menos esclarecidos. Outro método que se mostra bastante eficaz é a cobertura dos terrenos com uma rede de protecção. Este sistema apresenta a vantagem de ser mais económico, mas encontra a mesma falta de colaboração por parte dos agricultores.

No que diz respeito à investigação dos factores que condicionam o uso dos campos agrícolas, os esforços foram canalizados no sentido de se compreender dois aspectos fundamentais: que campos são preferidos, relativamente à sua localização e demais envolvente; e que características dos campos, por ex. existência de muros ou outros obstáculos na sua periferia, influenciam o seu uso por parte das aves.

Os dados obtidos, correntemente em análise, apontam no sentido de que os factores que influenciam a escolha dum determinado campo se prendem com duas das 18 variáveis analisadas: a proximidade à floresta e o afastamento a fontes de perturbação humana. Por outro lado, não foram identificadas quaisquer características inerentes aos campos que tenham influenciado significativamente a predação.

Uma análise mais profunda desta informação poderá mostrar que pequenas alterações na forma como os campos são plantados poderão ser suficientes para minimizar os estragos existentes. Contudo, esta solução encontrará o mesmo obstáculo do que aquelas medidas actualmente em curso: falta de colaboração por parte dos agricultores. Desta forma o futuro do Pombo-trocaz passa por uma grande campanha de educação e sensibilização ambiental junto dos agricultores madeirenses.

“Embora os problemas do mundo sejam cada vez mais complexos, as soluções permanecem embaraçosamente simples”.

Bill Mollison

 

aldeiadovale.com - Instituto de Agroecologia e Permacultura Portugal 

Link to comment
Share on other sites

Atao e o politico honesto ? Esse Grande Animau!

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

Atao e o politico honesto ? Esse Grande Animau!

esse já s extinguiu :blink: faz tempo

“Embora os problemas do mundo sejam cada vez mais complexos, as soluções permanecem embaraçosamente simples”.

Bill Mollison

 

aldeiadovale.com - Instituto de Agroecologia e Permacultura Portugal 

Link to comment
Share on other sites

A Administração (das Boas) deste Forum tb está em vias de extinção

:protest: e é só :blabla: e como eu já não acredito no :santa:

A vida é uma pedra de amolar: desgasta-nos ou afia-nos, conforme o metal de que somos feitos.


"Never Argue with idiots… They will drag you down to their level and beat you by experience."

Link to comment
Share on other sites

sugestao_julho_2006.jpg

 

Os Livros Vermelhos existentes em Portugal datam de 1990 (Mamíferos, Aves, Répteis e Anfíbios), 1991 (Peixes Dulciaquícolas e Migradores) e 1993 (Peixes Marinhos e Estuarinos) encontrando-se a sua informação desactualizada.

 

Classificação de espécies:

 

Peixes Dulciaquícolas e Migradores

Anfíbios

Répteis

Aves

Mamíferos

 

Legenda das tabelas

 

:flower:

"Aprende como se fosses viver para sempre. Vive como se fosses morrer amanhã."

(Gandhi)

 

"Devemos deixar a nossa marca na vida enquanto podemos, para que não se feche atrás de nós sem um sinal da nossa passagem."

(Karen Blixen)

 

Have FUN!

 

FUNFriends

(funfriends3r@gmail.com)

Link to comment
Share on other sites

Pantra, desculpa-me corrigir-te... Esse "cachalote" é uma Baleia-de-Bossa ou Jubarte (Megaptera novaeangliae) ;)

Este é o Cachalote:

 

070213_cachalote_3.jpg

Computer games do not affect kids. If Pacman affected us as kids, we'd all be running in darkened rooms, munching magic pills and listening to that repetitive, electronic music...

 

"Eu sou do pum pisca-pum pisca-pum pisca-pum-tzz. Não do panados com pão, panados com pão, panados com pão... Percebes?" xD

Link to comment
Share on other sites

A Administração (das Boas) deste Forum tb está em vias de extinção

:protest: e é só :blabla: e como eu já não acredito no :santa:

 

 

:gap:

Nada é permanente, salvo a mudança!

Link to comment
Share on other sites

Então e os burros... não andavam tambem em vias de extinção??..

:unsure:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(ou sera que já se aperceberam que era o que havia mais em portugal)

4:20 pm Work for a cause, not for applause !

Link to comment
Share on other sites

Hum ... e normal que faltem homem H, é que as mulheres com M já vao sendo tao poucas ...

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

Homem com H, inclui mulheres com M. :glare:

lllllllllllllloooooooooooolllllllllllllllllllll dá-lhe :bater:

A vida é uma pedra de amolar: desgasta-nos ou afia-nos, conforme o metal de que somos feitos.


"Never Argue with idiots… They will drag you down to their level and beat you by experience."

Link to comment
Share on other sites

Homem com H, inclui mulheres com M. :glare:

 

 

Por trás duma grande mulher, também, está um grande homem.

 

Dizem... :gap:

Nada é permanente, salvo a mudança!

Link to comment
Share on other sites

Lobo Marinho

 

 

 

Distribuição

Em Portugal, o lobo marinho está limitado a uma zona nas Ilhas Desertas, no arquipélago da Madeira. Esta espécie, conhecida por foca-monge, existe ainda em pequeno número na Costa Africana e em vários territórios no Mediterrâneo, principalmente na costa grega.

 

Na Madeira, esta espécie era, noutros tempos, muito frequentemente encontrada. Na altura em que as ilhas do arquipélago foram colonizadas pelos portugueses, um dos pontos onde se podia encontrar grande quantidade destes animais era a actual Vila de Câmara de Lobos, que deve a esse facto o seu nome.

 

Poucos animais

A caça permanente, durante muitos anos, foi o motivo de estes animais quase terem desaparecido.

 

No final do século passado, esta colónia estava em declínio acentuado. Entretanto, a intervenção e a protecção a que foi sujeita levou a que, nos últimos anos, o número de indivíduos tenha aumentado, levando a um cenário bem mais animador. Não obstante continue a ser necessário monitorizar e acompanhar este grupo, para que o trabalho arduamente desenvolvido por alguns não seja perdido a qualquer momento, e para que esta espécie se mantenha observável em território nacional.

 

Neste momento, o grupo conta já cerca de 25 animais, ao passo que, no momento em que foi protegido, não atingia os 10 elementos.

 

A soma de todos os animais desta espécie, a viver em estado selvagem, nas colónias existentes e monitorizadas, já não deve atingir os 500 animais.

 

Tamanho e peso

Uma foca desta espécie, pode atingir os 3,5 metros e pesar mais de 300 quilos.

 

Esperança de vida

Os lobos marinhos, a viver em liberdade, podem ter uma esperança de vida que rondará os 30 anos

Link to comment
Share on other sites

Pantra, desculpa-me corrigir-te... Esse "cachalote" é uma Baleia-de-Bossa ou Jubarte (Megaptera novaeangliae) ;)

Este é o Cachalote:

 

070213_cachalote_3.jpg

 

:flower:

“Embora os problemas do mundo sejam cada vez mais complexos, as soluções permanecem embaraçosamente simples”.

Bill Mollison

 

aldeiadovale.com - Instituto de Agroecologia e Permacultura Portugal 

Link to comment
Share on other sites

Por trás duma grande mulher, também, está um grande homem.

 

Dizem... :gap:

 

Era aqui que entrava uma piada badalhoca, mas não, não o vou fazer.

 

:gap:

 

 

Manda por mp, sff. :gap:

Nada é permanente, salvo a mudança!

Link to comment
Share on other sites

Nós precisamos dos animais para sobreviver. Para perceber que o ser humano não é um Deus e se não perceber dos problemas criados no mundo vai-se suicidar de tristeza.

O homem é o mesmo ser que os outros meramente adaptado de forma diferente.

A falta de respeito pelo mundo vai justificar o sofrimento e morte de muitos. A ignorância não é desculpa.

 

Cada um ter que se aperceber do mundo por sí. Se não for assim a mentira vai-lhe parecer bonita e verdadeira ao mesmo tempo que a verdade uma mera poesia sonhadora ligada a uma "utopia" impossível.

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Nós precisamos dos animais para sobreviver. Para perceber que o ser humano não é um Deus e se não perceber dos problemas criados no mundo vai-se suicidar de tristeza.

O homem é o mesmo ser que os outros meramente adaptado de forma diferente.

A falta de respeito pelo mundo vai justificar o sofrimento e morte de muitos. A ignorância não é desculpa.

 

Cada um ter que se aperceber do mundo por sí. Se não for assim a mentira vai-lhe parecer bonita e verdadeira ao mesmo tempo que a verdade uma mera poesia sonhadora ligada a uma "utopia" impossível.

Idem aspas...Mais palavras para quê??

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

falando em animais em vias de extincao

o Beto lisboeta tb ta em vias de extincao sendo o Freak do mato o principal predador deste mesmo

 

vamos protejer esta especie e nao deixem desaparecer as camisas da sacoor os sapatos da timberland e os casacos encerados....

 

ke é feito dessa especie na noite portuguesa?

 

tem de haver ekilibrio de eco sistema

e o freak do mato sendo o principal prepador esta a dar cabo desta especie :closedeyes:

.:(Fuckoff.rec/NightWalk.prod): .

 

 

4688ig8.png

27073ge2.png

14172me6.png

19033au0.png

19030la0.png

14816xu1.png

12548et5.png

12545ea7.png

12233hx7.gif

21998ko5.png

 

3758pn3.gif

24047le6.gif

Link to comment
Share on other sites

na austria a principal especie em vias de extincao é o plintra

o plintra ta a desaparecer e plos vistos ngm cuida dessa especie tendo mesmo como principal predador a sociedade geral

 

jah ngm é plintra neste pais

sendo feito um estudo a poukos meses

neste pais residem cerca de 7.000 pessoas com uma conta bancaria superior a 1.000.000 de euros

o ke nao deixa espaco para os plintras......

 

sabendo eu ke a media de ganhos aki ultrapassa por vezes os 10€ hora nos trabalhos considerados mais reles

 

chegando aos 3500€ mes nos trabalhos mais prestigiados dou exemplo de um empegado de mesa de restaurante de luxo ou estancias turisticas de Ski ou de montanha.....

 

pondendo inclusivé um trabalhador de estado como por exemplo um empregado de reparticao de financas ou uma secretaria de camara municipal ( RATHAUS ) chegar a um ordenado entre os 4000 e os 5500€ mes consuante o cargo de responsabilidade atribuido a esse mesmo

 

contudo os desgracados sao sempre os policias ke aki nao passam dos 2200 mensais e estas contas sao feitas com os descontos jah incluidos tendo em conta ke todo o trabalhor deste pais ke faca os seus descontos em dia terá direito a medicos minimos de condicoes habitacionais

como por exemplo televisao ou internet

tratando.se de uma casa arrandada a lei previne ke esta tenha televisao, fogao electrico, internet, e agua jah incluida no preco mas é claro ke este nunka baixa menos dos 450€ mensais........

 

 

ou seja

o pelintra na austria ta mesmo em vias de extincao ....... :rolleyes:

.:(Fuckoff.rec/NightWalk.prod): .

 

 

4688ig8.png

27073ge2.png

14172me6.png

19033au0.png

19030la0.png

14816xu1.png

12548et5.png

12545ea7.png

12233hx7.gif

21998ko5.png

 

3758pn3.gif

24047le6.gif

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!