Jump to content
×
×
  • Create New...

ImportÂncia Da Noite E Do Dia Na Festa Trance


moleirinho
 Share

Recommended Posts

"O ritual de uma noite inteira dançando é uma memória que corre profundamente dentro de nós todos. Uma memória que nos traz de volta a um tempo em que respeitávamos a grande Mãe Natureza e a todos os demais.

 

Fazíamos nossos rituais ao redor de fogueiras, dançando com o intuito de canalizar as energias cósmicas até nós, de ficarmos mais próximos de nossos deuses ou apenas celebrar uma boa caçada. Nesses tempos o Xamã era nosso guia através de outras realidades. Ele induzia as pessoas ao transe através de poções mágicas a base de ervas em ação conjunta com a música tocada por tambores, flautas, didjeridoos ou vozes, de acordo com a cultura de cada povo.

 

Mas com o surgimento de decretos durante a Idade Média, esses rituais pagãos foram reprimidos em diversas localidades do planeta pela mão da igreja católica, ressurgindo muitos séculos depois em nossa cultura ocidental através de diversas vertentes, entre elas a das festas TECNO-TRIBAIS em Goa na Índia, nascendo então o GOA TRANCE e as FESTAS TRANCE.

 

A festa TRANCE é como uma jornada XAMÃNICA em que o DJ (Xamã) conduz o público até o EXTASE DO TRANSE PSICODÉLICO, guiando todos através de atmosferas e realidades criadas por sua musica. Um guia que te leva através da noite, através da escuridão e do infinito, atingindo as áreas mais obscuras do subconsciente humano, escolhendo músicas que tem como objetivo ir além.

 

Existem momentos em que expor a agressividade através da musica e da dança faz parte de todo o processo e após a agressividade, momentos de contemplação surgem com o nascer de um novo dia, momento de realmente celebrar. Sem esse processo completo, de uma jornada interior através da noite, o amanhecer e a festa perdem seu sentido de existência.

 

 

Durante a noite o que se vê são as roupas fluorescentes das pessoas e uma decoração fluor feita para criar efeitos especiais a noite, sob luz negra. Assim que a escuridão da lugar á luz do dia, começamos a focar nossa atenção nas faces, reconhecendo pessoas no qual estivemos dançando a noite toda ao lado. É quando os sorrisos começam a ser trocados, espalhando-se pelo DANCEFLOOR até o momento em que o Sol se levanta e todos estão contagiados pela mesma energia.

 

Mas para sentir todo esse processo do amanhecer, é preciso vivenciar a jornada através da noite, conhecer ambos os lados, vivenciar o processo desde o início.

 

O filósofo taoísta Lao Tse, que viveu na China a mais de 2500 anos descreve em um de seus versos do livro Tao Te Ching, o processo de vivenciar a dualidade para compreender o todo.

 

SÍNTESE DAS ANTÍTESES

 

Só temos consciência do belo,

Quando conhecemos o feio.

Só temos consciência do bom,

Quando conhecemos o mau.

Porquanto o Ser e o Existir,

Se engendram mutuamente.

O fácil e o difícil se completam.

O grande e o pequeno são complementares.

O alto e o baixo formam um todo.

O som e o silencio formam a harmonia.

O passado e o futuro geram o tempo.

Eis porque o sábio age.

Pelo não-agir.

E ensina sem falar.

Aceita tudo o que lhe acontece.

Produz tudo e não fica com nada.

O sábio tudo realiza - e não se apega a sua obra.

Não se prende aos frutos de sua atividade.

Termina a sua obra,

E esta sempre no princípio.

E por isto a sua obra prospera.

 

Portanto, para vivenciarmos completamente a grandiosa experiência de uma boa festa TRANCE é estritamente necessário conhecer ambas as partes (a noite e o dia) que trarão a compreensão do todo (a festa TRANCE) e assim voltarmos para casa completamente satisfeitos e renovados, prontos para a próxima!

 

Resumindo em poucas palavras...de noite é quando pode dançar como louco sem parar, surtar e fazer caretas na pista ou simplesmente fechar os olhos e delirar em suas visões. É o momento de libertar seus monstros através da dança, pirar na decoração, sair da realidade...enfim; Dançar como se ninguém mais existisse no mundo."

http://marlene.moleirinho.name

http://psyface.com

http://goagadarmagazine.com

http://quantic-chill.com

"Our job as psychedelic thinkers is to do everything we can to nudge our culture into a more Gaian state of mind". Lawrence Hagerty

Link to comment
Share on other sites

E ter a musica certa na altura certa, é meio caminho andado para entender a fundo a festa... desde as primeiras horas da noite, até ao fim do dia!

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Sim acho que a construção de um line up é bastante importante numa festa, já que mt raramente temos uma festa só com um ou dois djs a tocar (acho que só acontece mm qd cá vem GoaGil) o line up tem que ser construido de maneira a parecer "um todo".

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Adorei o texto é pura verdade :wub: adoro a passagem da noite para o dia numa festa de trance pois as depois do extase de uma noite passada a dançar vem o natural ao de cima..e continuamos a dançar..so que ja a ver sorrisos e levar c o solinho na cara :) nao ha nada como a aurora de uma festa...parece uma evoluçao tanto do ambiente como do local como das pessoas e ate da musica..uma evluçao bem bonita :wub:

Nao use drogas: Use Música =)

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
"Fazíamos nossos rituais ao redor de fogueiras, dançando com o intuito de canalizar as energias cósmicas até nós, de ficarmos mais próximos de nossos deuses ou apenas celebrar uma boa caçada. Nesses tempos o Xamã era nosso guia através de outras realidades. Ele induzia as pessoas ao transe através de poções mágicas a base de ervas em ação conjunta com a música tocada por tambores, flautas, didjeridoos ou vozes, de acordo com a cultura de cada povo."

 

moleirinho deixaste-me com àgua na boca... <_< gostava de poder participar num festa com todo este tipo de rituais, iria ser sem dúvida a melhor festa em k eu poderia participar e sem dúvida a mais completa....

o k é k me dizem de na primavera combinarmos uns 100 elastikos ou os k forem e fazermos uma celebraçao a sério?? elastiktribe, tribo elastika :D ia ser sem dúvida um momento ineskecivel para todos nós e claro k uma festa destas tinha também de ter a coloboração de todos os menbros desta tribo magnifica :D

mas penso k se nos juntarmos todos será mais simples ;)

Isto tocou mm cá no fundo :wub:

 

____

PLUR

____

PLUR

Link to comment
Share on other sites

e nada melhor do k no inicio da primavera para se juntar a nossa tribo toda :D

gostava mm k isto fosse para a frente....

mas n é facil :blink:

 

____

PLUR

____

PLUR

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

http://www.zuvuya.net/raveon/mat_noite.asp

 

Saudações...

 

Antes de dar a minha opiniao, gostava de fazer uma observação ao excelente texto do Dj Thomas que, quanto a mim está de uma qualidade e lucidez muito próprias, reveladoras de alguém que está no Trance de corpo e alma, que o entende como um TODO, alguem que observa, que constata e critica... algo que a mim me apraz e MUITO!!!!

Em todo o artigo remete-nos para algo que muitos de nós já constatamos nas festas e festivais, o eterno par inseparavel DIA/NOITE... mostra-nos as belezas de cada uma das realidades, no seu conjunto... misticas diferentes mas ambas com conotações mágicas...com envolvencias magnas...

Thomas faz alusao a algo que para mim é extremamente importante, a ligação aos rituais pagaos, á celebração da Alegria, da comunhao, da Mae Natureza, DA DEUSA... e nesses rituais que remontam a tradições célticas (druidicas), a noite e o dia complementava-se,um TODO que gradualmente se dividia, acabando numa experiencia divinal e cheia de misticismo!!!

Em antigas e boas festas que se fizeram, havia ainda esse misticismo, proporcionado pela forte corrente tribalista, quer proporcionada pelos instrumentos, quer por toda a envolvencia ambiental de cada frequentador...mas, essas, estao em vias de extinção!!!

O mesmo que aconteceu com a imposição de leis anti-pagas por parte da Igreja na Idade Média que veio proibir os rituais ancestrais de adoração á DEUSA, poderao de certa forma remeter para outra comparação: o crecente urbanismo em que o Trance se tem envolto...onde o carisma muitas vezes se perde, onde a essencia fica perdida algures entre uma moda de ocasiao...

Assim, muitas vezes ao invés de muitas festas nos proporcionarem essa cumplicidade mistica que quer a NOITE, quer o DIA nos podem dar, temos pólos opostos. Muitas vezes a primeira carregada de muita negatividade, por chamar «vibrações carregadas», por convidar ao agrupamento do consumo exagerado de substancias!!! A noite, por proporcionar um ambiente mais underground, mais fluor, talvez capte mais a atenção dos curiosos, dos que tapam muitas vezes as suas viagens,as suas «jardas» muitas vezes feias... escondem rostos que se desfiguram, que se descontrolam...um panorama , nao muito agradavel de ser ver...em muitas ocasioes...

Mas, a noite nao tem apenas esta conotação negativa e apesar de pessoalmente ser mais apologista dos primeiros raios de sol, em que o bréu se esvai e dá lugar a um céu lindo, com tons de laranja e azul...vejo na noite um espécie de preparação, um compasso de espera, um «aquecimento» para o DIA... é como uma caminhada progressiva...

É entao que chega o dia e, aí começamos a ver energias diferentes, almas que querem partilhar o calor, o sorriso (sim, porque durante o dia, vemos o sorriso de cada um), vemos a efervescencia, vemos aquilo que agrada aos olhos e nos enche o espirito de harmonia...

Particularmente gosto de dançar, quando os raios de luz começam a espontar, sentir a musica entrar, a aquecer o corpo, mas sobretudo a alma!!! sentir que á minha volta estao almas predispostas a comungar a mesma alegria interior...sentir que posso procurar no rosto de cada um algo que me identifica, saber que estamos todos a sentir senao o mesmo, algo parecido...e isso, a NOITE nao revela... os olhares, a cumplicidade...

Acho que para mim,sao vivencias diferentes e devem ser entendidas e vividas de forma também ela diferente....

 

Abraço de conectividade

 

yellow

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Lêr estes textos fez-me recordar, porque é que me apaixonei pelo Trance. :wub:

Senti boas energias pelo ar :D

 

PS--Ah!Eu tambêm vou! :bye1:

A mente contraria o ser na procura da paz interior

Link to comment
Share on other sites

Tudo se transforma e tudo se complementa e tudo se funde,por isso não pode haver a noite sem o dia e o dia sem a noite e o bom está ai,e o trance serve para isso mesmo para as pessoas se transformare-se e se completarem umas com as outras em paz e harmonia e principalmente para se renovarem.....etc,etc mas isso é só a minha humilde opinião.

 

:(:(:(:(

Tacere nescit idem qui nescit loqui

drag

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

boas malta rija!!!

interessante a questão..........acho q reagimos como todos os bichinhos q vivem.....de noite somos cobertos de dia descobertos........de noite recolhemos..de dia oferecemos.......adoro a noite como amo o dia..complementam se........ :P

Link to comment
Share on other sites

;) é por estas e por outras q eu adoro o espirito trance!!! ;)

keep on dancing evry day and evry nigth! B)

“Embora os problemas do mundo sejam cada vez mais complexos, as soluções permanecem embaraçosamente simples”.

Bill Mollison

 

aldeiadovale.com - Instituto de Agroecologia e Permacultura Portugal 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Antes de uma festinha curto bues ler os textos de novo.. e antes de rinkadink serve para acalmar a ansia e aproveitar para me mentalizar.. grande festao vem aí :meditar:

a vida leva uma voltaaaa..

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Antes demais acho que devemos estar felizes por termos consciência desta realidade... E permitam-me generalizar pois isto aplica-se a quase todos os tipos de musica e celebração. Desde a festinha practicamente pagã em honra de um santinho qualquer ao concerto de reggae numa qualquer praia da Jamaica passando pela festinha de Hard-Techno no Pacha de Ibiza em todos estes sitios é possivel sentir a influencia dos elementos Sol e Lua na atitude dos presentes.

 

Concordo inteiramente com a ideia de que é necessário fazer a jornada do principio ao fim para nos apercebermos desta realidade.

 

Já agora posso partilhar o decurso normal destas minhas jornadas...

 

...Um gajo esteve quinze a trabalhar que nem doido, os problemas são mais que muitos, os euros são menos que poucos...Parece que está tudo perdido...Mas não!

Sai-se de casa...Aparece a boa companhia...Fuma-se uma...Bebe-se outra...As palavras saem rápidas...Os sorrisos rodam como ganzas...Vamos em busca da música...Acham-se amigos pelo caminho...A Lua aproxima-nos...A música toca-nos...Retribuimos...Fecho os olhos...Toco a música...Sinto tudo sem precisar de tocar...O som, a luz imprevisivel, os cheiros, tudo se entrelaça na minha cabeça...

Posso subir mais alto...Olho o menú e escolho algo ligeiro...Sorriu em antecipação...O destino é-me conhecido e muito agradável...Tudo se passa na minha cabeça...Abro os olhos...Arrepio-me ao ver o sorriso que me dão...TILT...As circunstâncias desaparecem...Sou um homem novo...As palavras saem serenas...Fuma-se...Fuma-se muito...Os toques acontecem naturalmente...Trocam-se coisas por coisas nenhumas...A música volta a chamar...A dança apodera-se de tudo...Os corpos perdem-se...As mentes juntam-se e sentem-se...Os olhares apenas o confirmam...Alguem me pede o que não precisa...Dou-lhe o que ele não espera...O Sol espreita...Alguém acorda...Alguém adormece...Eu permaneço...Sento-me em frente ao sol...Enrolo uma em sua honra...Sente-se tudo...As palavras são novas...As caras são novas...Os sorrisos são grandes e belos...Reconhece-se quem nunca se conheceu...Estranhos e felizes acasos acontecem...Fazem-se rodas e dança-se...Dança-se muito...Tudo se desfaz e refaz no tempo duma música...O corpo começa a pedir mais...A cabeça manda-me estar quieto...Obedeço á cabeça...Encosto-a num ombro amigo e cheiroso...Sorriu em antecipação...Mãos enterlaçam-se...Um doce cansaço aparece...O Sol aquece...Inspiro profundamente...Tenho tudo o que preciso...Retiro-me para a minha gruta...Sozinho ou não...Conforme a disposição e inspiração...Mais uma jornada concluida com prazer.

 

Stay strong! :hammer: Peace!

Link to comment
Share on other sites

Desde o Boom 2000 que prefiro sem dúvida o DIA!! :D:dance: .110.

 

A noite...sim a noite, foi feita para descansar. :lol: Nada como acordar por volta das 5 e ver o dia a nascer, as pessoas, os sorrisos...e tudo e tudo!! :P

 

:wub::dance: .110. :rolleyes:

Nada é permanente, salvo a mudança!

Link to comment
Share on other sites

Eu cá gosto da noite e do dia. Acho que depende da festa do ambiente e de quem tá a tocar. :)

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

N acham que há muitas festas que têm pouca iluminação de noite? Acho que a noite n tem que ser significado de escuridão. :ph34r:

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

cada vez gosto menos da noite nas festas .. n gosto do facto que so se vêm dentes e olhos mega abertos das pessoas ... n se consegue comunikar ... :o:o

cada vez mais prefiro ir dormir enquanto n amanhece! mas o amanhecer essa sim é a parte que mais gosto numa festa! e a tarde e em especial o fim da festa ..

 

mas a noite -_- não <_<

Quanto mais procuras menos alcanças! :)

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

havendo bom ambiente e good vibes e tao importante a noite komo o dia pois nao pode mos so nos lembrar de nos e por isso e k ha som nocturno e som matinal,afinal somos uma grande familia o nao? respeitemos nos e kuntinue mos o bom trabalho k alguem algum dia nao ira eskeçe lo....haja festas e boas portanto do meu ponto de vista e tao importante o dia komo a noite pois atras de um vem o outro,e sem um nao se tem o outro :dance: :wave

Respect.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...

Os Rituais de hoje sao bem diferentes!

"Advirto-te, quem quer que sejas.

Oh tu! que desejas sondar os Mistérios da Natureza,

que se não encontras dentro de ti mesmo aquilo que procuras,

tampouco o poderás encontrar fora.

Se tu ignoras as excelências da tua própria casa,

como pretendes encontrar outras excelências?

Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros.

Oh, Homem! conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Antes de mais quero dar os parabéns ao moleirinho e ao yellow pelos textos tão completos q postaram e pelas suas visões e perspectivas inteiramente seguras e acertadas q têm da separação de rituais da noite para o dia... e eu q achava q não ia sair nada de jeito deste tópico hehe :dancing:

 

 

Sou completamente de acordo q antigamente as coisas se passavam mais por um ritual em si e não apenas pela apreciação das musicas...

Hoje em dia as pessoas têm complexos ou vergonha ou algo que as faz isolar ou não se tornaram reveladoras do que sentem ou do que são ... não por culpa delas próprias mas por culpa do desenvolvimento de valores e de classes sociais ou raciais ou do que fôr....

Se alguém um dia se vir com tudo o que sempre quis e não ter ng pra partilhar ... o mais provável é esquecer os seus ideais e adorar todo o tipo de culturas e religiões, tentar chegar mais a frente com o que desconhece.. do que tentar mostrar aos outros apenas os conhecimentos q tem !!!

 

A noite é sempre mágica, mistica, desconhecida, aventureira, secreta mas nem por isso tem energias negativas, o dia vem com a verdade e com o fim de todo o mistério da noite....

Indiscutivelmente inseparáveis como a Água do Fogo ou como a Terra do Ar

 

:dancing:

KIN 48

 

Estrela Solar Amarela

Pulso c/o fim de embelezar

Realizando a Arte

Selo o armazém da elegância

c/o tom solar da intenção

Eu sou guiado pelo poder do florescimento

 

 

 

 

Bota som de preferencia bom...

Link to comment
Share on other sites

~po e o filme do...epa ta ali uma gaja com rastas a brilhar,,,wowww...

vais a ver de manha...eichhh....é uma arvore..

 

 

:gap:

 

 

Luigi vai curar essa ressaca... inda tens os olhos a escorrer águas lolol :girl_cray2:

KIN 48

 

Estrela Solar Amarela

Pulso c/o fim de embelezar

Realizando a Arte

Selo o armazém da elegância

c/o tom solar da intenção

Eu sou guiado pelo poder do florescimento

 

 

 

 

Bota som de preferencia bom...

Link to comment
Share on other sites

O meu sentimento vai no sentido do que disse o Moleirinho, é-me inconcebível imaginar a noite sem imaginar o dia, só com os dois obtemos o equilibrio, a harmonia.

À noite sou eu, é a exaltação do self, quando ninguém te vê e podes ser tudo o que quiseres, resolves os teus stresses, fazes viagens loucas, os movimentos são mais fechados, porque estamos mais fechados, estamos a preparar tudo o que temos de melhor para oferecer aos primeiros raios da manhã, e aí sim, finalmente vemos os outros, e também eles nos vêm, e sorrimos, e dançamos juntos, e descobrimos o abraço , e finalmente, somos um.:heart:

Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...

 

A festa TRANCE é como uma jornada XAMÃNICA em que o DJ (Xamã) conduz o público até o EXTASE DO TRANSE PSICODÉLICO, guiando todos através de atmosferas e realidades criadas por sua musica. Um guia que te leva através da noite, através da escuridão e do infinito, atingindo as áreas mais obscuras do subconsciente humano, escolhendo músicas que tem como objetivo ir além.

 

 

 

heya bemmm.. o xama circus a ser evocado num artigo do trance...

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

Gosto muito da noite,

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

porque a seguir vem o dia :smokinggun:

...we are all...

Link to comment
Share on other sites

eu também gosto muito da noite...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

para apanhar a moca e curtir o dia :smokinggun:

= Too Much Happiness Make Kids Paranoid =

Link to comment
Share on other sites

Estes elástikos andam cada vez mais cultos..... mas ke descrições fabulástikas!!!! :smokinggun:

 

Eu cá gosto mais é de................ ramboia!! :drunk::yahoo:

Link to comment
Share on other sites

Estes elástikos andam cada vez mais cultos..... mas ke descrições fabulástikas!!!! :smokinggun:

 

Eu cá gosto mais é de................ ramboia!! :drunk::yahoo:

 

ok pronto...

 

eu aprecio indubitávelmente mais o período nocturno...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

para expandir a minha mente e por fim,disfrutar do período diurno!!!

 

está bem assim para ti ou ainda é fraco este vocabulário???

= Too Much Happiness Make Kids Paranoid =

Link to comment
Share on other sites

A melhor hora . é mesmo o lusco-fusco...quando a noite termina e o dia começa...sempre foi a minha hora preferida , com um som mistico e poderoso , a sair da introspeççao e entrar na partilha...é sem duvida dos momentos mais bonitos das festas...para mim... :closedeyes:

Unite & Regaizze

 

 

"Em terra de canibal...nao faças sexo oral"

 

"Eles darem , darem...mas levarem que se fartarem e nao se ficarem a rir"

Link to comment
Share on other sites

a noite bate menos

 

ora que realmente chega o sol e parece que o selo so colou todo ao mesmo tempo... :lol:

 

é passar a mete-los mais cedo :vampire: ahahah

"Dance is the true language of the spirit, through dance we enable our bodies to interpret the very essence of our souls.

It is the only true form of communication, we are able to share our inner selves with others and release the dormant energy that fills our subconscious."

Link to comment
Share on other sites

a noite bate menos

 

ora que realmente chega o sol e parece que o selo so colou todo ao mesmo tempo... :lol:

 

é passar a mete-los mais cedo :vampire: ahahah

 

porque a luz contrai as pupilas e depois ficas com os olhos assim :shok:

 

mas com um sorriso assim :D

 

e é por isso que o dia é bonito,convive-se...à noite:"fdx onde anda aquele gajo?queria-lhe dizer uma cena!" :dndrugs:

= Too Much Happiness Make Kids Paranoid =

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!