Jump to content
×
×
  • Create New...

The Way Of The Chillum


Aerogel
 Share

Recommended Posts

Pois é meus amigos... quem é que nunca experimentou fumar por um chillum?

 

Os efeitos são intensos, e é possível atingir novos patamares com este método. Mas o que é um chillum? Como se usa? Onde apareceu?

 

Tenho que ser franco, e mostrar a minha falta de conhecimento sobre este "objecto".

 

Gostava então, de discutir com vocês, e talvez no fim, ter o conhecimento completo para fumar própriamente atraves deste processo.

 

Para começar, um chillum é um tubo furado, que pode ser feito de vidro, pedra, barro, madeira, etc.

 

O seu formato é ligeiramente cónico, e na abertura, ser inserida uma "pedra" que serve para evitar que a mistura de ganjas e tabaco não caía para as mãos ou boca.

 

4copy.jpgchillums.jpg

Alguns exemplos de chillum. Na segunda foto pode-se ver a pedra usada.

 

 

O chillum, originário da India, é usado pelos homens santos, os sadhu. OS sadhu vêm fumando o chillum sagrado há milhares de anos. Fumar chillum está para os sadhu, como o vinho tinto está para os padres católicos.

 

Os sadhu acreditam no Deus Boomshankar - o Deus da ganja e outro aspecto do Deus Shiva. Diz-se que o Deus Boomshanker é trazido para o chillum quando se grita o seu nome. Os sadhu afirmam que chamar Shiva para o chillum fará com que o fumo seja mais intenso, e os efeitos mais fortes, logo, estarão mais perto de Deus.

 

chillum.jpg

Um sadhu a fumar chillum

 

 

Etiqueta. Como fumar um chillum.

 

Fumar ganja enrolada em papel de enrolar (mortalhas) fica empalidece quando comparado com a mistura, o carregamento, o fumo e a limpeza do chillum.

O uso normal do chillum pode ser visto mais ou menos assim:

 

A mistura deverá ser preparada, usando agum tipo de recipiente para a fazer, tal como a casca de um coco. A mistura consistirá em tabaco seco (embora na India o tempo seco e quente ajudem a ter o tabaco sempre seco, aqui em Portugal é preferivel aquecer o cigarro antes de o misturar, atravez de várias passagem do isqueiro acesso pelo cigarro) e algum haxixe.

 

As quantidades a usar podem variar, e cada um saberá quais a usar. Para utilizadores experientes, pode ser conveniente começar com pouca quantidade, visto os efeitos serão mais intensos que os de um "charro".

 

Tradicionalmente, fuma-se haxixe preto produzido à mão, tal como as charas (da India), mas qualquer outro tipo de haxixe pode ser utilizado.

 

 

charasOp.th.jpg

Exemplo de charas da India

 

O tabaco e o haxixe devem então ser bem desfeitos entre as pontas dos dedos, produzindo uma fina e homogenea mistura, que depois deverá ser transferida para o chillum, na sua abertura maior.

 

chillum.th.jpg

Esquema de um chillum, com a pedra no interior, colocação da mistura e utilização do fogo para acender

 

O safi, um pedaço de pano pequeno, é então posto sobre o buraco inferior, o mais pequeno, que será o lado por onde se fuma. Este pano vai agir como um filtro, e evita que pedaços ou oleo possam sair.

 

Depois dos tradicionais gritos de Bomshankar (não sei mais sobre este ritual), a pessoa agarra no chillum à frente da testa em tributo a Shiva e então outra acende o Chillum, ajudando. A etiqueta diz que quem fez a mistura, deve dar o chillum para outra pessoa acender. O chillum pode ser agarrado de várias maneiras, muitas vezes com as duas mãos, mas a coisa mais importante é que os lábios não entrem em contacto com o safi. Depois de algumas passas rápidas e curtas para acendar o chillum, uma outra, profunda puxada, deve ser dada.

Boom Shankar!!!

Deve-se deixar o fumo produndamente nos pulmões, pelo maior tempo possível, a fim de atingir e disfrutar do máximo efeito. A mistura atinge temperaturas elevadissimas (equivalente ao ponto de fusão de muitos metais) o que intensifica os efeitos.

 

O chillum é então passado imediatamente no sentido inverso aos dos ponteiros do relogio, ou seja, para a minha direita, no circulo, até a mistura acabar. Tecnicamente, a ultima pessoa a fumar o chillum deve limpá-lo, mas se for um chillum muito especial, o seu dono pode preferir fazer ele próprio essa limpeza. Acontece muitas vezes partir o chillum quando se tenta tirar a pedra para limpar, especialmente em festas onde os amigos tentam tirar a pedra batendo com o chillum nos mais diversos sitios.

 

A limpeza involve passar uma tira de pano ou corda pelo interior. As pontas podem então ser seguradas por duas pessoas, e o chillum corrido de uma ponta a outra, várias vezes, até estar limpo. A pedra também deverá ser limpa e re-inserida dentro do tubo do chillum. O chillum pode então ser arrumado, é claro, se não houver já outra mistura à espera.

 

 

Espero que esta informação tenha sido de algum interesse, e se possível, gostava de explorar mais profundamente este tópico, e partilhar informação e experiências.

 

Já fumei diversas vezes chillum, mas sempre me senti um bocado de parte, por não entender o seu significado. Agora, também eu tenho o meu chillum, e gostava de aprender mais sobre este método.

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Bom texto, n sabia dessa de os lábios n poderem entrar em contacto com o safi.

Aqui só falam de hash, mas já vi mt gente a fumar erva num chillum...será correcto? eu para erva prefiro um cachimbo mas ha quem utilize este método.

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Eu pessoalmente prefiro usar um bongo para fumar erva. Eventualmente, e numa perspectivam mais perfeita, prefiro um vaporizador. Neste caso, o "fumar" deixa de ser prejudicial, visto não haver combustão da erva, logo. não produzindo fumo, não é potencial causador de doenças provenientes da inalação de fumos.

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Essa do vaporizador gostava de exprimentar... já vi alguns à venda na net, mas sao um bocado caros!

 

Por acaso sou grande apreciador do fumar haxixe num chillum, ja tive uma data deles, uns perdi-os, outros partiram-se... neste momento tenho dois, um pequeno de barro e outro maior de madeira (acho)!

Também não sabia isso de não se dever encostar a boca ao chillum... então eu tou farto de o fazer..lol!

 

Realmente os efeitos do haxixe são muito mais intensos quando fumado desta maneira, o que sempre me agradou :P ! Por acaso entre os meus amigos sou dos poucos que aprecia fumar desta maneira... entao as mulheres esqueçam! :lol:

 

Mas não fumo muitas vezes desta maneira... por vezes em festas ou então na sossega em casa! É que se fumar em casa, xau, não digo mais nada, deito-me fecho os olhos e fico um bom bocado a "pairar"... hehe...haxixe dreams :D !

 

Chillum rules!

 

Psilocibino

»Semente EspectUral Amarela«

Link to comment
Share on other sites

Por acaso entre os meus amigos sou dos poucos que aprecia fumar desta maneira... entao as mulheres esqueçam! :lol:

Hummmmmm, que mulheres??? :><P: Admito que aquilo é um bocado forte, mas só porque me faz tossir muito... ;)

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

Por acaso entre os meus amigos sou dos poucos que aprecia fumar desta maneira... entao as mulheres esqueçam! :lol:

Eu não gosto de fumar de chillum...deixa um sabor mau na boca,arranha a garganta e faz tossir. :blink:

Só há um chillum que me agrada bastante na hora de fumar: um chillum feito apartir de uma cenoura. :D Ou de um nabo! :D Ou de um qq vegetal não muito humido(batata, e etc...) ;) Ao fumar liberta um sabor muito fresco para a boca e não dá tosse. ^_^

 

O que é NATURAL é BOM!!! :lol:

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

Já fumei uns valentes e sou grande apreciador...a cena de tossir vem da técnica de fumar pois se apanhares a manha dás grandes bafuradas sem tossir e sabe-tre mesmo bem. Não aprecio fumar outras coisas no chilum que não o charas...fica muito forte enquanto que o charas é fresco. Há quem molhe o safi com água de modo a arrefecer o fumo também. Penso que a quantidade de tabaco tb não deverá ser mto mto pouca de modo ao fumo não atingir tão altas temperaturas tb. Quanto mais frio for o material de que é feito o chilum mais suave é a cena a fumar. Do que sei os melhores chillums pra fumar talvez sejam os de pedra fria(não sei se será o marmore, mas este é uma pedra fria), mas os mais utilizados por fumadores assiduos são os de barro italiano(os lotus são mto bons e custam cerca de 100 euros), sendo estes mto perfeitos e duradouros, os de barro indiano também nbão são maus mas após varios valentes aquecimentos (tipo um ano a fumar com frequencia) ficam mto frágeis. (já vi um partir-se ao limpar).

Pelo que percebi quando li o "viagem ao mundo da droga" o chilum é das cenas mais antigas pra fumar sendo que o tipico charro aparece de modo a poder ser fumado nas ruas sem poder ser á partida identificado. A cena do BoomShankar ou das rezas antes de dar a bafurada serve tambem para libertar o pulmão de oxigénio para ficar livre ao ponto de inspirar o máximo de fumo. Cena curiosa nos chilums (acho que já tinha dito isto aqui) é que há quem o ligue aos elementos

Terra=o filtro

Ar=do filtro ao principio do chilum

Fogo=a sopa a arder

Água=quando molhas o safi

 

Se me lembrar de mais algumas cena depois ponho aqui

 

Ps:não costumo ficar mto tempo com o fumo nos pulmões e acho que não deverá ficar-se.

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

obrigado spock por mais umas dicas. Já agora, alguém tem ideia da maneira correcta de colocar o safi?

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

cortas um quadrado pequeno....se molhares ele segura sozinho, senão deixas um pouco maior e atas pra não tar sempre a cair..mas acho que isso já vai de cada um ;)

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Exacto, foi como eu fiz. Arranjei um pano fino, muito parecido com gase e cortei um pedaço, que dá para enrolar umas 3 vezes e depois amarrar. Nunca experimentei molhar o pano, mas agora quesei ser um método utilizado, vou experimentar a ver se melhora ainda mais a experiência.

 

Agora só preciso mesmo de umas charas... que raiva!

 

(by the way, curti o teu Ren)

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Já fumei uns valentes e sou grande apreciador...a cena de tossir vem da técnica de fumar pois se apanhares a manha dás grandes bafuradas sem tossir e sabe-tre mesmo bem. Não aprecio fumar outras coisas no chilum que não o charas...fica muito forte enquanto que o charas é fresco.

.boom2004.

Link to comment
Share on other sites

Agora só preciso mesmo de umas charas... que raiva!

pois, pois... no boom ainda lá encontrei algumas realmente boas :D mas o q eu gostava mesmo era d ir busca-las pessoalmente onde são feitas... e já agora ficar por lá uns aninhos :rolleyes:

Link to comment
Share on other sites

...quando fores apita! ;)

»Semente EspectUral Amarela«

Link to comment
Share on other sites

.... ficar lá uns aninhos...

 

Isso é mel para os meus ouvidos... :rolleyes:

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

tou a lêr um livro sobre o hash que se chama "Hashish!" do Robert Connell Clarke e diz o livro que no Nepal a reza deles é a seguinte:

 

dam, mara dam, Shiva. bom shankar Bom Shiva

 

em inglês, - High so high, Shiva. Hail Shankar, hail shiva

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

Aerogel, grande tópico. Já tinha fumado chillum, mas não tinha prestado atenção ao ritual, o que me despertou ainda mais atenção.

 

Tenho uma dúvida no safi. Quando fui comprar o chillum, disseram-me para utilizar um quadrado de seda dobrado em quatro.

Aerogel, a gase que usas para serve na boa? ou é melhor procurar um pano de seda.

Outra coisa como o limpas? usas o mesmo safi, ou um outro pano, ou corda?

a vida leva uma voltaaaa..

Link to comment
Share on other sites

Bem, no meu caso, actualmente uso um pano, de algodão, mas que é muito parecido com gaze...

 

Comprei um lenço grande desse pano, e vou rasgando tiras compridas e finas, de maneira a poder tapar umas 3 ou 4 vezes a extremidade mais fina do chillum, e ainda conseguir dar um nó para fixar o "safi" ao chillum.

 

Como a grande utilidade do safi é reter pequenas particulas quentes e ou incandescentes, desde que esteja "lá" um, deve servir. O importante, parece-me, é deixar passar bem o ar e o fumo, filtrando impurezas maiores.

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

gracias manos elasticos..

 

NAMASTE -_- boas fumaças

 

p.s. - outra coisa, após umas tiradas do chillum, não ficam com um boost de energia?

a vida leva uma voltaaaa..

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

.... tb tô a gostar ...

 

Aero .... não o prendas com nós , enrola apenas ...... e akel k serviu de filtro se for suficientemente grande pode servir para o limpar ..... uma vez de preferencia .... já que fica sujo e mal cheiroso.... e depois é usar um pedaço novo... tal como o cartão ... ^_^

 

Não sei bem se está relacionado com mais alguma outra coisa mas ... o facto de n se encostar as beiças ao Chilum , é para que se retire uma boa passa ... ou seja ..... o vácuo criado com as mãos postas correctamente no Chilum provoca uma "directa" .... a única maneira correcta de o fumar .... senão é desperdício já k n produz metade do efeito ..... por causa da mistura ar/fumo ....

 

é safi pk é cultura ..... ;)

"A verdade é única, embora os sábios a conheçam como muitas."

Link to comment
Share on other sites

Que saudades de um belo cone de ganza!!Quase melhor que um cone de morango!

"A hippie is someone who looks like Tarzan, walks like Jane, and smells like Cheetah".

 

 

foi pena os croquetes de soja estarem sempre esgotados

Link to comment
Share on other sites

adoro fumar chillum,mas só s for uma boa skank ou uma sharazitas...senao arranha muito e faz-m tossir comó caraças! :stoned:

 

sign.jpg

“Embora os problemas do mundo sejam cada vez mais complexos, as soluções permanecem embaraçosamente simples”.

Bill Mollison

 

aldeiadovale.com - Instituto de Agroecologia e Permacultura Portugal 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Por acaso... este tópico estava de férias, como o meu chillum...

 

Tenho que o tirar da "gaveta" e arranjar qualquer coisa para lá dentro meter... mas isto anda complicado... talvez para o ano que vem, ou não vem...

 

:)

 

O bongo também, coitado... está parado à tanto tempo que já lhe doi as pernas!

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!