Jump to content
×
×
  • Create New...

Facebook planeia mudar de nome


Admin
 Share


Numa altura em que a rede social é o principal alvo de críticas de reguladores e políticos, a mudança de imagem estará relacionada com a criação de um universo da marca mais abrangente, com vários dispositivos e plataformas. Ou, como lhe chama o Facebook, um “metaverso”.

 

A empresa Facebook Inc planeia mudar de nome e o anúncio deverá ser feito na próxima semana, noticia o The Verge nesta terça-feira. O site especializado em tecnologia cita uma “fonte com conhecimento directo” da decisão. Contactado pela Reuters, o gabinete de comunicação do Facebook diz não comentar “rumores e especulações”.

 

A mudança de imagem terá como objectivo a criação de um “metaverso” – um ambiente digital em que os utilizadores podem “estar” e comunicar através de várias plataformas e vários dispositivos –, numa altura em que a empresa tem sido o alvo central das críticas de políticos e reguladores pelas suas políticas de moderação de conteúdo e potencial impacto negativo da utilização das redes sociais nos utilizadores.

 

Segundo explica a empresa num comunicado anterior a esta notícia, o “metaverso” é um conjunto de ambientes virtuais que podem ser criados e explorados com outras pessoas que não estão no mesmo espaço físico. “O ‘metaverso’ não é um único produto e não pode ser construído por si só. Tal como a Internet, o ‘metaverso’ existe quer o Facebook lá esteja ou não. E não será construído de um dia para o outro”, lê-se numa nota partilhada pela rede social. Uma das previsões é que estes produtos só estejam inteiramente funcionais daqui a dez ou 15 anos.

 

O Facebook anunciou no domingo que tenciona criar dez mil novos empregos na União Europeia nos próximos cinco anos com o intuito de ajudar a construir o “metaverso”. A rede social salienta que a Europa é “extremamente importante” para a empresa e “este é um momento emocionante para a tecnologia europeia”. O Facebook diz ainda que a UE tem “uma série de vantagens que a tornam num óptimo lugar para as empresas de tecnologia investirem – um grande mercado de consumo, universidades de topo e, principalmente, talentos de alta qualidade”.

“O Facebook encontra-se no início de uma jornada para ajudar a construir a próxima plataforma de computação” e “juntamente com outras pessoas e entidades” está “a desenvolver o que é chamado de ‘metaverso': trata-se de um projecto ambicioso que pretende criar espaços virtuais para pessoas que não estão juntas fisicamente se reunirem, através da utilização de tecnologias como a realidade virtual e aumentada”, explicava a empresa na altura.

 

in https://www.publico.pt/2021/10/20/tecnologia/noticia/facebook-planeia-mudar-nome-avanca-site-especializado-1981783


Photo Information for Facebook planeia mudar de nome

 Share


Recommended Comments

  • Administrador

É oficial: a gigante tecnológica fundada por Mark Zuckerberg vai mesmo mudar de nome. Agora, a empresa Facebook passa a ser chamada de "Meta".

Esta mudança faz parte de uma estratégia de "rebranding" para enfatizar o desenvolvimento do mundo virtual e não se aplica às plataformas individuais.

Ou seja, aplicações como o Facebook, Instagram e Whatsapp vão manter o mesmo nome. Apenas muda a empresa-mãe que as detém.

 

Hoje somos vistos como uma rede social. Mas, no nosso ADN, somos uma empresa que desenvolve tecnologia para conectar pessoas. E o metaverso é a próxima fronteira, tal como as redes sociais foram quando começámos", explicou Mark Zuckerberg.

Recorde-se que em julho passado, o fundador revelou que o metaverso, tecnologia de realidade virtual e aumentada, também é uma das novidades que esperam ver a luz do dia. Idealiza um espaço na Internet onde os utilizadores podem circular e interagir em tempo real sob a forma de avatars e prevê a contratação de 10 mil pessoas na União Europeia, nos próximos cinco anos, para ajudar a desenvolver o metaverso. 

 

Ainda assim, as novas apostas de Zuckerberg não o libertam das duras críticas que têm vindo a ser feitas às políticas da sua marca no passar dos anos. O conglomerado das redes sociais está a ser acusado por uma ex-dirigente, várias organizações não-governamentais e numerosas autoridades de privilegiar desde há anos os lucros em detrimento da segurança e da saúde dos utilizadores.

Link to comment

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!