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Dos básicos... aos menos básicos..


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O som guardado de forma digital é um conjunto de amostras da pressão do ar ao longo do tempo.

A taxa de amostragem mais utilizada para o audio é de 44100 amostras por segundo.

A frequência mais alta que pode ser gravada é 22050 Hz, mas essa onda não terá caracteristicas nenhumas. Será um ponto a cima do equilibrio e outro a baixo repetidamente.

 

É muito importante perceber as limitações das ferramentas que usamos, para ao longo do tempo poder-mos adquirir ferramentas que ultrapassem falhas que temos por estes dias, e muito mais importante é perceber onde é que as adaptações humanas falham.

 

Se sintetizarem uma onda de seno completa de 10000Hz (no sound forge como exemplo) a onda sera representada por 5 pontos, e a limitação dos 44100 Hz será bem visivel, pois o resultado não será uma onda de seno, mas sim, uma onda constituida por triangulos.

 

7203963_2a042654f9_o.jpg

 

Um filtro vai ser utilizado pelo conversor digital-analogico para arredondar a onda, mas não sairá uma onda de seno.

 

 

 

Se sintetizarem a mesma onda mas com uma taxa de amostragem de 96000 Hz a onda vai ser constituida por 10 pontos e será muito mais proxima da onda de seno, mas continuará a não ser.

7203962_d0a45535ed_o.jpg

 

 

 

Para perceber melhor a distorção que é criada esta onda quadrada de 10000Hz a 44100 Hz mostra que o resultado da sintese é uma onda com modelação de frequência, devido à limitação da amostragem.

7203960_b5324b98e3_o.jpg

 

Aqui uma amostra detalhada de uma onda de seno de 15000Hz..

7252407_ade2ae0fae_o.jpg

E aqui uma amostragem de uma onda de seno de 18000Hz..

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Uma onda de seno dos 10000Hz aos 20000Hz

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A qualidade de audio não foi muito debatida, pois a comercialização do formato foi um sucesso devido ao cd ser prático.

Nestes tempos a norma já devia ser outra, mas Super cd audios e dvdaudio não foram apostas...

Com um bocado de tempo, o software audio vai trabalhar em 88200 ou 96000Hz o que vai permitir trazer mais qualidade à musica feita e tratada nos computadores, mas enquanto escolherem não falar nos defeitos da tecnologia em geral, é melhor ir vendo com atenção..

 

À medida que a frequência de um som aumenta mais fraca é a qualidade como fica registada digitalmente. A qualidade de audio de um cd foi feita pelo marketing.

Quando se trabalha a baixas amostragens misturar muitos canaís de audio destroi o detalhe de cada som ainda mais. Assim como equalizar em excesso porque, o audio não se renegera quando é recalculado, e sempre que é editado, perde-se uma certa quantidade da precisão da ultima camada de dados, uma camada que contem alguma "informação" do espaço acustico.

Muitas vezes se equaliza para deixar mais espaço para os outros instrumentos, mas as transformações digitais têm que ser

feitas com a percepção dos limites do meio em que se juntam as partes, ou o que juntamos não vai ter coesão.

 

Hoje encontramos leitores de cd de 1500€ que não suportam 88200Hz e 24 bits. Os 88200Hz são mais importantes que os 24 bits, pois é pela continuidade natural que o formato falha primeiro.

 

Ao fazer musica convem usar uma qualidade superior a taxa de amostragem e quantidade de bits para só no fim se converter para o formato de cd. Usando a qualidade de cd para fazer musica é imperativo que se misturem poucos canais audio, pois a informação das frequências altas torna-se um caos muito depressa e a claridade dos elementos da musicas bem como o espaço acustico tornam-se vagos e pouco musicais.

 

Outra inerência no digital é o seu caracter "estático" - No audio analógico as frequências mais agressivas vão ser suavizadas em cada aparelho que passam, ou ganhar um caracter com alguma apreciação. No digital é necessario ter muita atenção ao som que se produz para os ouvidos não serem danificados por sons agressivos muito altos. Quem não tiver uma percepção disto não deve trabalhar com som, pois a ignorância e a ilusão de uns poucos torna-se o sofrimento de muitos.

 

Um exemplo: Nas pausas das musicas em algumas festas o som fica muito alto e distorcido porque o compressor que foi utilizado a fazer a musica, ou mesmo o compressor do pa amplia muito o som ao ponto de estar claramente a ampliar uma distorção digital que não tem definição, é um ruido que não é linear e causa dor nos timpanos. Isto não devia acontecer, ou seja o Dj e o pessoal do som deviam ter atenção para isto não acontecer, no entanto isto vai-se ouvindo em algumas festas com alguma frequência. É necessária alguma atenção.. precisamos dos ouvidos ao longo da vida !

 

 

A qualida do audio digital a 44100 Hz começa a ser comprometida antes do 10KHz na prática. Depois dos 11025Hz todas as ondas são descritas com menos do que 4 pontos. Todas as ondas de mais alta frequencia vão sofrer de distorção de fase ciclica, e aos 21000Hz deve-se filtrar pois fica-se a "ouvir" bocados de audio intermitentes que só destroem o resto do conteudo.

Quando se der a transição para uma frequência de amostragem maior como base, espera-se que o conhecimento para lidar com a tecnologia venha nos manuais do equipamento, em vez de só dizerem que "a exposição a volumes muito altos é prejudicial à saude".

Ao mesmo tempo que a tecnologia é mais utilizada, é melhor que a percepção das suas possibilidades fique com as pessoas, pois cada vez mais vemos a tecnologia utilizada sem consciência.

Tal como por vezes o alcool e as drogas vencem os humanos, a tecnologia fará o mesmo se não percebermos o balanço.

Tiago

Fala com as pessoas.

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Reaallly nice nice niceraaaa one:D

Kin 148

Estrela Harmônica Amarela

 

Potencializo com o fim de embelezar

Comandando a arte

Selo o armazém da elegância

Com o tom harmônico da radiação

Eu sou guiado pelo poder da inteligência

 

Sou um portal de ativação galáctica,

entra por mim

 

'Brilharei sem questionar e sem acreditar que sou uma autoridade.'

 

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Zahir aka Hysterianoize(WorkStation.Rec/Serious Jokers.org)

http://www.myspace.com/hysterianoize

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